Molho Funghi

Hoje faremos uma receitinha de molho funghi, é uma receita muito chic e fácil. O funghi secchi, ou seco, é um cogumelo da espécie Porcini, no formato desidratado. Pode ser utilizado na preparação de molhos para massas e de pratos à base de carne vermelha, mas também pode ser usado com aves em risotos e saladas, já que esta iguaria tem um gosto peculiar.

No caso da foto eu fiz o molho de funghi para por em cima do fusilli integral, ou comumente conhecido como macarrão parafuso, mas fica a seu critério.

Sabe aquele dia que você quer fazer alguma coisa diferente pro boy ou um jantar em família, para você jogar na cara daquela tia chata que diz que você é sem futuro na cozinha? Compra ali criatura uns medalhões de filé e põe esse molho funghi por cima que vai ser sucesso!

Resultado de imagem para success gifE porque essa receita está no Se vira? Porque nosso molho funghi é super light! Não acredita, vê no final da receita a sessão Calorias da Verdade!

Resultado de imagem para gif hey

Vamos lá?!

Ah! Essa receita é para aproximadamente 400 gramas de molho. Se você quiser mais, é só multiplicar a receita, ok? 😉

Como nosso funghi é seco ou secchi vamos ter que hidrata-lo, mas calmaê sem crise que é super fácil!

Ingredientes

30 gramas de funghi seco
2 xícaras de água
1/2 xícara de leite desnatado
1 colher de sopa de amido de milho
1/2 cebola roxa
1 dente de alho
1 talo de alho poró (OPCIONAL)
Sal, pimenta e especiarias.

Modo de Preparo do Molho Funghi

❤ Vamos dividir em duas partes:

Como hidratar o funghi?

❤ Usamos uma medida de Neutrox com óleo de coco…. Rááááá! (sou sem graça mesmo). Esquece esse coração,por favor :(. O próximo é o verdadeiro passo a passo!

❤ Primeiramente vamos aquecer aquelas duas xícaras de água com uma pitada de sal. Momento opcional: eu nunca desperdiço as folhas do alho-poró, como eu disse nos ingredientes, ele é opcional, mas se você for usar, lava bem as folhas e coloca para ferver junto da água que dá um toque especial. Ai quando a água ferver, é só tirar as folhas.

❤ Vamos da uma lavadinha prévia nos cogumelos em água corrente para retirar possíveis sujidades.

❤Coloque os cogumelos desidratados em um recipiente e coloque a água fervente nos mesmos.

❤ Bom, agora vamos deixá-los descansar por 20 a 25 minutos. Por opção eu coloquei um pratinho por cima para não perder o calor. Enquanto isso vamos picar as verduras.

❤ Após o tempo (eu deixei por 25 minutos), vamos retirar os cogumelos, você vai perceber que eles vão inchar, mas NÃO vamos jogar a água de hidratação fora, pois ela será a base do nosso futuro molho! Vamos deixar ela de ladinho, só enquanto começamos o modo de preparo.

❤ Ok, gente. Vamos para a segunda parte do preparo! Tranquilo até agora?!?!

Resultado de imagem para tranquilo gif

Modo de Preparo do Molho Funghi – Parte II

❤ Agora vamos picar o alho, a cebola e o ingrediente opcional, o alho-poró (mas não deixa de colocar gente).

❤ Após a hidratação do cogumelo funghi na etapa anterior, vamos cortar em tirinhas e reservar. Parece uma picanhazinha, né? #SQN

❤ Em uma panela (me arrependi do tamanho que eu escolhi) coloque um fio de azeite extra-virgem ou ghee ou óleo de coco. Vamos dourar o alho e a cebola picadinha. Quando a cebola estiver transparente, vamos acrescentar o alho-poró que é opcional e refogar por uns 5 minutinhos.

❤ Agora vamos colocar o funghi picadinho e refogar por mais 5 minutinhos. Nesse momento vamos temperar com sal e pimenta-do-reino, de preferência moída na hora.

❤ Atenção, para que não comece a grudar o refogo no fundo da sua panela, vamos regar com um pouco da água de hidratação, apenas para ficar úmido e não queimar o fundo, estamos falando de umas 5 colheres de sopa do caldo. Guarda o resto do caldo, colega.

❤ Agora vamos pegar a 1/2 xícara de leite desnatado e diluir a colher de sopa de amido e completar a xícara com mais caldo e misturar bem! Guarda o resto do caldo!

❤ Agora vamos misturar ao nosso refogo lindo e misture bem até engrossar!

❤ Você vai ver que vai ficar bem grosso, então devagar vá colocando mais caldo e misturando sempre. Coloque todo o caldo devagar e misturando sempre. Achou que ficou fino? Dilui mais uma colherzinha de amido com um pouco mais de leite, mistura e despeja na panela e misture sem parar. Nunca jogue o amido direto na panela do molho porque vai embolotar. Dilui fora e depois joga na panela.

❤ Prove o sal e a pimenta se está no seu gosto e está pronto nosso molho funghi! ❤

Esse quantidade de molho, eu fiz para +/- 250 gramas de macarrão parafuso e até sobrou molho. Acredito que seja suficiente para 3 medalhões de filé.

Agora minha gente é só empratar! Fazer aquele charmezinho pro boy ficar mais apaixonado ou deixar aquela tia chata com inveja!

Resultado de imagem para inveja gif

Olha que lindo, coloquei cebolinha por cima e salsa desidratada para enfeitar ao redor do prato.

Calorias da Verdade!

A nossa receita de molho funghi rende aproximadamente 400 gramas tem 200 calorias (kcal) – SOMENTE! e se colocou alho-poró acrescenta ai 19 calorias.

Cada colher de sopa do nosso molho funghi tem 15 calorias! O QUEE?!?!?!?!

Resultado de imagem para whaaat

Sim, 15 calorias por colher de sopa!

Se Vira na Dieta na Redes Sociais!

 @seviranadieta
  /seviranadieta
 + Se Vira na Dieta
 seviranadieta@gmail.com
Fez um prato nosso ? Tire uma foto 🍛📷 e envie ou  nos marque em algumas das redes sociais! Teremos o prazer em repostar!🍓

Deixe uma resposta