Shimeji Refogado no Óleo de Coco

No feriado do dia 21 de abril, fiz uma viagem de descanso, oportunidade, comemoração e chutar o balde de alface da dieta em São Paulo! Sim, meus amigos, vocês acham que eu ia comer pão integral na cidade que eu tenho um amor excepcional, pelo seu desenvolvimento, cultura, prédios, culinária, clima, enfim, quando tenho oportunidade de “folgar” ( e dinheiro de sobra, é claro) corro para lá! Na oportunidade fui à Liberdade, comer as deliciosas bolinhas de camarão na feira de domingo. Nos mercadinhos orientais encontrei bandejas de shimeji branco a R$ 3,50, fiquei louca! Importei algumas bandejinhas aqui para Fortaleza ( matuta é osso!). Então pensei em uma receita base para usar o cogumelo, e vi várias receitas de “Shimeji na Manteiga”, queria variar e usar uma gordura boa, então estou adepta do óleo de coco. A receita de hoje é:

♨ Shimeji Refogado no Óleo de Coco

Mas antes da receita, vamos ver os benefícios desse cogumelo tão querido, o Shimeji.

Benefícios do Shimeki: é um dos cogumelos mais consumidos no mundo. Possui níveis nutricionais elevados e baixo índice de calorias, o que torna ideal para dietas. Rico em vitamina B12, essencial para vegetarianos e veganos, que costumam sentir essa deficiência. Além disso, tem importante papel na produção de melatonina, e ajuda a melhorar a memória e concentração. Previne a osteoporose. Combate a diabetes, asma e alergias. Estudos científicos na Universidade de Osaka, Japão, elegeram o shimeji como um alimento fundamental na ação de prevenção e cura contra o câncer. É uma ótima fonte de vitaminas, fibras, minerais e uma grande quantidade de proteína. É rico em lisina, que desempenha um papel importante na formação de colágeno, deixando a pele mais firme e lisa. É um ótimo alimento para quem está fazendo dieta, pois cada 100 gramas de shimeji contém apenas 35 calorias. Além disso, o sabor do shimeji aciona uma área específica do nosso sistema nervoso, que manda uma mensagem de saciedade ao cérebro. – Loja Hashi

Ingredientes

200 grs de Shimeji ( uma bandejinha)
1 colher de sobremesa de óleo de coco ( se não tiver, pode usar um óleo saudável de sua preferência. ex: azeite extra-virgem)
1 colher de sopa de molho de soja (shoyu) light
1 dente de alho picado
3 colheres de sopa de cebolinha

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Vamos à Receita!

Para fazer nossa receita de Shimeji refogado no óleo de coco, tirei meu Shimeji da bandejinha e coloquei em água corrente, tirando as sujidades entre as cabecinhas dos cogumelos. Quando eu cozinho, eu fico só na cozinha, ou minha mãe(❤) me ajudar, porém o namorado fica vendo tv ou aparece só na hora mais fácil e gostosa, na hora da comida. Dessa vez, botei namorado pra ajudar, pedi para ele destacar os Shimejis do talo, que é muito fácil, precisa nem por força.  O talo ( a base) do Shimeki sobrou e mesmo assim não vamos jogar fora! Piquei bem e vamos utiliza-lo.

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Em uma frigideira, aqueci a colher de sopa de óleo de coco e coloquei o alho picado.

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Acrescente o Shimeji já separado e com os talos picados e vamos refogar na frigideira. Misturando para que todos sejam envolvidos no óleo de coco.

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Quando os cogumelos começarem a ficar tostadinhos ( minha preferência) coloque a colher de sopa de molho de soja light e misture bem por 2 minutinhos!

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E está pronto! Por fim, desligue o fogo e jogue as cebolinhas picadas e misture! Não precisa de sal, por causa do shoyo.

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Agora é só servir: Shimeji refogado no óleo de coco!

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Sugestão de uso: sozinho, com peixe ao forno, filé de carne. O que eu tinha em casa era um filé de peito de frango, então grelhei o mesmo e coloquei 3 colheres de sopa de shimeji por cima e um arroz integral básico para acompanhar.

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Calorias da Verdade!

 Nosso refogado de Shimeji tem aproximadamente 150 calorias ( para os 200 grs de shimeji).

Cada colher de sopa do nosso refogado tem aproximadamente 5 calorias (kcal) 

5 calorias?? Aloka!

Oportunidade de melhoria para a próxima receita: substituir o molho de soja light que mesmo sendo light possui muito sódio, por vinho tinto ou branco! hmmm!

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