Hambúrguer Fit (Funcional)

Depois de muitas cobranças dos amigos, vou postar a receita que testei na semana no trabalho, o hambúrguer fit/funcional como você preferir! Como eu testei? Levei como meu lanche pré-treino e dei para os colegas de trabalho experimentarem! A-haa! Como diz meu ídolo Falcão ” é tudo marketingue“.

Nosso hambúrguer de carne magra é super caseiro, sem adição de conservantes e possui sementes funcionais (ricas em Omega 3) e como opção uma farinácea rica em aminoácido essenciais ao organismo! Não tem como perder. Não tem como dizer que nããão podee!

Porque tuudo pode, como moderação!

Tirei a receita do blog da Mimis e dei o meu toque! 🙂

Vamos à Receita!

Ingredientes

500 grs de carne magra moída por 2 vezes
1/2 cebola roxa picadinha
1 colher de sopa de chia
1 clara de ovo
1/2 colher de sopa de farinha de linhaça dourada (ou a marrom)
1 colher de sopa de farelo de aveia (OPCIONAL, mas coloque você vai gostar)
1/2 xícara de chá de cheiro verde picado (coentro e cebolinha)
sal e pimenta a gosto.

❤ Você deve está se perguntando…Quais são as carnes magras que eu encontro no mercado? Bom, achei essa imagem no Instagram muito legal, ela é informa quais os tipos de carne magra que podemos encontrar no mercado e aonde está localizada no boi!

2015-03-10-21-25-55_deco

Minha nutricionista indicou uma boa opção a Maminha, porém na hora de pedir para moer para o açougueiro, peça para ele retirar a camada de gordura, e preparem-se, pois ele vai falar:- “Mas você vai tirar tooodo o sabor da maminha” . Resiste, criatura! Feche os olhos, peça para tirar e moer! Como opção de melhor custo-benefício, seria o patinho é mais barato e o sabor é ok!

Modo de Preparo

❤ Como disse no início, peça para o açougueiro passar a carne 2 vezes no moedor, para que ela moa bem e não esfarele na montagem.

2015-03-10-21-29-42_deco

❤ Acrescente a colher de sopa de chia, a colher de sopa de farelo de aveia (opcional) e a meia colher de sopa de farinha de linhaça dourada

 2015-03-10-21-35-18_deco 2015-03-10-21-32-11_deco

❤ Pique a meia cebola roxa em cubinhos pequenos e acrescente na sua mistura.

2015-03-10-21-32-38_deco 2015-03-10-21-33-38_deco

❤ As mãos bem lavadas, vamos começar a misturar tudo! Amasse com gosto! =D

2015-03-10-21-31-02_deco

❤ Separe a clara da gema, pois para a receita usaremos somente a clara. Acrescente por fim a meia xícara de chá de cheiro verde picado (coentro + cebolinha), tem pessoas que possuem aversão a um dos componentes do cheiro verde, mas não tem problema coloque aquilo que você gosta 🙂 Misture bem mais uma vez!

 2015-03-10-21-35-57_deco 2015-03-10-21-30-24_deco

❤ Bom para temperar, você pode colocar o bom e velho sal e pimenta do reino moída. Na minha receita eu usei um tempero chamado Mrs Dash, a vantagem dele é que além de ser encontrado em variados sabores, ele é composto por um mix de temperos, tem 0% de sódio, zero calorias e sua fórmula é livre de conservantes. O sabor que eu comprei foi o Steak, ideal para carnes, churrascos e costelas. O preço do Mrs Dash é por volta de R$ 19 dinheiros e rende até bem. Existe sim um sabor só para hambúrgueres (Hamburguer Grilling). Mas é opcional, pode usar o sal e pimentinha que tem na sua dispensa.

2015-03-10-21-27-53_deco

❤ Sua mistura já está pronta, agora vamos formar os hambúrgueres  fits!

2015-03-10-21-42-03_deco

❤ Lógico que existe a opção de formar os hambúrgueres na mão, só que você não vai ter a uniformidade nos mesmos, uns vão ficar muito grossos, outros finos, outros grandes demais, outros pequenos demais.

Essa é uma dica para que eles fiquem do mesmo tamanho e espessura! Na sua tábua de corte, espalhe sua carne já temperada, comprimindo contra a mesma, até adquirir a espessura desejada. Como eu não tenho moldes próprio para hambúrguer, eu improvisei usando uma taça de sorvete/sobremesa como molde.

2015-03-10-21-39-52_deco 2015-03-10-21-42-35_deco

❤ Pressione a taça e rode pra lá e pra cá na sua carne espalhada até que a mesma desgrude do restante.

2015-03-10-21-41-31_deco 2015-03-10-21-28-50_deco

❤ Corte quadrados de papel manteiga para que possamos individualizar o hambúrguer fit.

2015-03-10-21-37-39_deco 2015-03-10-21-38-31_deco

ATENÇÃO, ATENÇÃO! NOTÍCIA DE ÚLTIMA HORA!

Plantao-Globo

Eu sei que na foto vocês viram PAPEL ALUMÍNIO, mas eu me arrependi de ter que usá-lo (pois na hora era o que tinha), pois quando você congela e depois tenta tirar o papel alumínio, o mesmo gruda no hambúrguer fit, então você tem que esperar descongelar um pouco para retirar do mesmo. Então sugiro PAPEL MANTEIGA ou PAPEL FILME que desgruda na hora! Obrigada, voltamos a nossa programação normal.

❤ Para 500 gramas de carne, a receita me rendeu 11 hamburgueres fit! Sim, eu congelei e só retirava quando eu precisava. Colocava na frigideira (sem o papel alumínio) com um fio de azeite. Pode ser feito no forno, grelha, frigideira, churrasqueira… =)

2015-03-10-21-46-26_deco

2015-03-03-13-28-13_deco

15-11-14-08-18-40-262_deco

Montei meu sanduba com: pão com gergelim, cebola caramelizada com açúcar demerara, hambúrguer fit, alface americana, tomate e queijo mussarela light 🙂 💚🍔

Ah! Mas você prefere de frango? 🐔 Não tem problema! Veja também a receita do nosso hambúrguer de frango fit com pedaços e cenoura e espinafre! É só CLICAR AQUI: 🐔

Calorias da Verdade

Para 500 gramas de carne magra ( usei patinho) com todos os ingredientes possui 845 calorias (kcal). Essa receita me rendeu 11 hambúrgueres, ou seja, cada hambúrguer fit possui 77 calorias (kcal)

Sugestão de sanduba:
Pão integral ou multigrãos
Queijo branco ou cream cheese light ou muçarela light
Alface
Tomate
Cenoura ralada
Molho de Mostarda e Mel ( Receita Aqui!)

Um beijo!

Se Vira na Dieta na Redes Sociais!

 @seviranadieta
  /seviranadieta
 + Se Vira na Dieta
 seviranadieta@gmail.com
Fez um prato nosso ? Tire uma foto 🍛📷 e envie ou  nos marque em algumas das redes sociais! Teremos o prazer em repostar!🍓

14 thoughts on “Hambúrguer Fit (Funcional)

  1. […] no nosso prato? Vamos pedir ajuda a nossa querida taça de sorvete, que nos ajudou a moldar os hambúrgueres fit da receita passada, vai agora nos ajudar a montar nosso prato, deixar nosso arroz mais […]

  2. […] fazer hambúrgueres com ajuda de uma taça de sobremesa! Como? Da uma olhada na nossa receita de Hambúrguer Fit/Funcional que lá te […]

  3. Ariana

    Usei o trato fit e meu hamburguer amargo. Não recomendo.

    • raguiar

      Ariana! Excelente observação! Que pena que amargou, essa não seria a intenção, da próxima tenta usar os ingredientes separados, e eu sugiro linhaça dourada, no meu gosto a marrom tb amarga! Beeiijo no coração!!!!

  4. Kelly

    Nossa! Vc é perfeita!
    Explica tudo nos mínimos detalhes!!!! Adorei! Parabéns!!!!

    • raguiar

      Kelly, obrigada de coração pelo comentário! A idéia de fazer tudo explicadinho é porque eu me sentia muito frustrada em ver as receitas na net e tinhas apenas uma foto, os ingredientes e o modo de preparo em 3 itens 🙀
      Flor, quando fizer os hambúrgueres ou outra receita nossa, não esquece de tirar fotos! Nos teremos o maior prazer em posta-las em nossas redes sociais!

      Beeeijo do Se Vira! 🍳

  5. Joselyse

    Excelente explicação. Parabéns! Vou testar urgentemente a receita.

    • raguiar

      Joselyse! Tudo bem flor?

      Muito obrigada pelo comentário, tessste urgêntíssimo e não esqueça de tirar uma foto bem legal e mandar pra gente! Teremos o maior prazer em postar nas nossas redes sociais! Falando nisso, você já nos segue no insta e no facebook?
      Insta: @seviranadieta
      Facebook: http://www.facebook.com/seviranadieta

      Um beijo no 💝

      Se vira na Dieta!

  6. Natalia Cristina

    Adorei a receitinha… Super fácil e rápida… Sem contar que tem pronto para um tempinho ne… Mais sera que se fizer no lugar de carne usando frango ficaria menos calórico.?

    • raguiar

      Olá Natália!

      Muito obrigada pelo comentário, que bom que gostou da receitinha! Você pode usar frango sim, de preferência o peito, pois é uma carne com baixo índice de gordura! Futuramente irei postar uma receita de Hambúrguer de frango com cenoura, mas por enquanto, testa e não esqueça de tirar uma foto bem legal e mandar pra gente! Teremos o maior prazer em postar nas nossas redes sociais! Falando nisso, você já nos segue no insta e no facebook?
      Insta: @seviranadieta
      Facebook:http://www.facebook.com/seviranadieta

      Um beijo no 

      Se vira na Dieta!

  7. euzinho

    esqueceu de falar pra que serve a clara do ovo…

    • Olá euzinho!

      Bom, a clara de ovo tem finalidade de ajudar a dar liga a carne, para quando vc for moldar os hambúrgueres eles não desmontem.

  8. Adorei a receita e a explicação!!!!

    • Oiiii Gi!! Obrigada 🙂
      Dá uma alegria no coração dá gente, curte e segue a gente no Instagram @seviranadieta e no Facebook /seviranadieta

      Beijos mil!

Deixe uma resposta